Objetivo geral: Conscientizar a todos sobre o real valor e importância do povo e da cultura africana, assim como também no desenvolvimento da cultura brasileira.
Objetivos específicos: Conhecer as influências culturais afrodescendentes;
- Valorizar a cultura afrodescendente;
- Construir o relato do passado, presente e futuro;
- Apontar diferenças e semelhanças.
Conhecimento prévios do professor com os alunos:
- Ler e interpretar a história;
- Opinar sobre a história contada;
- Ter criatividade em elaborar outra história a partir do que foi contada;
- Ter desenvoltura para dramatizar a história;
- Ter noção básica de temporalidade (ontem, hoje, amanhã).
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade
Leitura do livro Quero meu cabelo assim, perguntar qual a ideia que os alunos tiveram sobre ele. Aproveitar o momento para perceber quais as informações e conceitos os discentes tem a respeito do tema.
2ª Atividade
Propor a turma uma contação da história do livro. Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará. Após ouvir a história algumas perguntas deverão ser feitas a turma:
3ª Atividade
Solicitar que os alunos elaborem um pequeno texto com a ajuda da professora contando a história da sua forma interpretada, que os mesmos façam ilustrações. Em outro momento se pedirá que façam outras histórias baseadas no mesmo contexto, obedecendo a ordenação e sequência dos fatos.
4ª Atividade
Será feita a proposta para que a turma realize uma dramatização.
5ª Atividade
Entregar a cada criança folhas de papel ofício e pedir que cada um desenhe a forma como era o cabelo do personagem do livro.
6ª Atividade
Uma conversa sobre a influência africana no Brasil.
Fazer uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
7ª Atividade
Apresentar a turma algumas palavras de origem africana.
8ª Atividade
Apresentar a turma roupas, penteados e tradições africanas.
Público-alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.
Avaliação: Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro. Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito. Ver se no decorrer das atividades propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
2ª Atividade
Propor a turma uma contação da história do livro. Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará. Após ouvir a história algumas perguntas deverão ser feitas a turma:
- Como é o seu cabelo?
- Como é o cabelo do personagem do livro?
- Por que ele nasceu com esse cabelo?
- Quais suas características?
- Na sala de aula existe algum coleguinha como o cabelo parecido?
3ª Atividade
Solicitar que os alunos elaborem um pequeno texto com a ajuda da professora contando a história da sua forma interpretada, que os mesmos façam ilustrações. Em outro momento se pedirá que façam outras histórias baseadas no mesmo contexto, obedecendo a ordenação e sequência dos fatos.
4ª Atividade
Será feita a proposta para que a turma realize uma dramatização.
5ª Atividade
Entregar a cada criança folhas de papel ofício e pedir que cada um desenhe a forma como era o cabelo do personagem do livro.
6ª Atividade
Uma conversa sobre a influência africana no Brasil.
Fazer uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
- Manifestações culturais
- Alimentação
- Palavras
- Religião
7ª Atividade
Apresentar a turma algumas palavras de origem africana.
8ª Atividade
Apresentar a turma roupas, penteados e tradições africanas.
Público-alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.
Avaliação: Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro. Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito. Ver se no decorrer das atividades propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário