terça-feira, 23 de abril de 2019

Livro: Quero meu cabelo assim





Professoras: Francilene Domingos e Jaciane Menezes 

Objetivo geral: Conscientizar a todos sobre o real valor e importância do povo e da cultura africana, assim como também no desenvolvimento da cultura brasileira.
Objetivos específicos: Conhecer as influências culturais afrodescendentes;
  • Valorizar a cultura afrodescendente;
  • Construir o relato do passado, presente e futuro;
  • Apontar diferenças e semelhanças.
Conhecimento prévios do professor com os alunos:
  • Ler e interpretar a história;
  • Opinar sobre a história contada;
  • Ter criatividade em elaborar outra história a partir do que foi contada;
  • Ter desenvoltura para dramatizar a história;
  • Ter noção básica de temporalidade (ontem, hoje, amanhã).
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade
Leitura do livro Quero meu cabelo assim, perguntar qual a ideia que os alunos tiveram sobre ele. Aproveitar o momento para perceber quais as informações e conceitos os discentes tem a respeito do tema.

2ª Atividade
Propor a turma uma contação da história do livro. Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará. Após ouvir a história algumas perguntas deverão ser feitas a turma:

  • Como é o seu cabelo?
  • Como é o cabelo do personagem do livro?
  • Por que ele nasceu com esse cabelo?
  • Quais suas características?
  • Na sala de aula existe algum coleguinha como o cabelo parecido?

3ª Atividade
Solicitar que os alunos elaborem um pequeno texto com a ajuda da professora contando a história da sua forma interpretada, que os mesmos façam ilustrações. Em outro momento se pedirá que façam outras histórias baseadas no mesmo contexto, obedecendo a ordenação e sequência dos fatos.

4ª Atividade
Será feita a proposta para que a turma realize uma dramatização.

5ª Atividade
Entregar a cada criança folhas de papel ofício e pedir que cada um desenhe a forma como era o cabelo do personagem do livro.

6ª Atividade
Uma conversa sobre a influência africana no Brasil.
Fazer uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:

  • Manifestações culturais
  • Alimentação 
  • Palavras
  • Religião

7ª Atividade
Apresentar a turma algumas palavras de origem africana.

8ª Atividade
Apresentar a turma roupas, penteados e tradições africanas.

Público-alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.


Avaliação: Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro. Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito. Ver se no decorrer das atividades propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro: Quero meu cabelo assim

Professoras:  Francilene Domingos e Jaciane Menezes  Objetivo geral:  Conscientizar a todos sobre o real valor e importância do po...